A IMERSÃO DA CRIANÇA EM ESTÁGIO PRÉ-ESCOLAR NA CULTURA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7151025Palavras-chave:
Alfabetização, Educação Infantil, Práticas PedagógicasResumo
Este ensaio tem como objetivo investigar as possibilidades no que diz respeito à imersão da criança em estágio pré-escolar na cultura escrita. Para tanto, faremos uma revisão de cunho bibliográfico, sobretudo pelos pressupostos teóricos de Magda Soares (1998; 2005), Antônio Augusto Gomes Batista (2005) e Richard Bamberger (2005) por meio dos quais discutiremos os conceitos de alfabetização e letramento e a importância de eles andarem juntos, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) enquanto documentos norteadores para podermos analisar quatro planos de aula produzidos e compartilhados pela Associação Nova Escola e adaptados para o ensino remoto. Os resultados nos permitem compreender que oportunizar o contato das crianças com a linguagem escrita ainda em período pré-escolar possibilita a significação de mundo, além de prover o conhecimento sobre elas mesmas.
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