CONCEPÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO CURRÍCULO: A ABORDAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6439667Palabras clave:
Currículo, Educação Especial, Prática DocenteResumen
Este artigo teve por objetivo refletir sobre a concepção de currículo, suas abordagens e direcionamentos acerca das intervenções educacionais com o público alvo da educação especial, dando ênfase para as adaptações curriculares e as práticas pedagógicas com base em um currículo humanizado, que vise um ensino afetivo e efetivo. Buscou-se enfocar o trabalho curricular dentro das escolas de educação básica na modalidade de educação especial, dando ênfase para os diversos eixos de atuação e aplicação do currículo humanizado. Este direcionamento humanístico visa compreender a aplicabilidade do currículo proporcionando ao público da educação especial, uma abordagem mais humana do currículo, para que os alunos (as) com deficiências tenham acessibilidade e centralidade dos direitos de aprendizagens. É apresentado no estudo a importância de redimensionar o significado das interações sociais, dos valores e da existência do outro como membro integrante de um devir constante. Como metodologia, foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, com ênfase na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa em estudos e artigos científicos nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Constatou-se a importância de oportunizar o acesso ao currículo humanizado, nas escolas de educação especializada, buscando a promoção de um ensino equitativo e de qualidade para todos os alunos e alunas, público alvo da educação especial, visando sua autonomia e inserção em diferentes contextos sociais que vão além da escola.
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