PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E CURRÍCULO

Autores

  • Maria Karina de Sousa Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús
  • Francisca Maria Alves Bernardino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús
  • Maria Juliana Alves de Sousa Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús
  • Ruan Timbó Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5202819

Palavras-chave:

Currículo, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo analisar as relações entre as teorias cunhadas acerca do currículo, passando pelas tradicionais, críticas e pós-críticas aliadas às contribuições de Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, em seu clássico livro “Pedagogia do Oprimido”. Com base nestas discussões, subsídios são fornecidos para discussão sobre as perspectivas apresentadas em sala de aula de forma crítica e reflexiva, dando aprofundamento ao processo de aprendizagem de forma coletiva e significativa.

Referências

BORGE, V. “Resenha do livro Pedagogia do Oprimido”. Revista HISTEDBR On-line, vol. 8, n. 31, setembro, 2008.

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SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: PUC-SP, 2004.

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Publicado

2021-08-15

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E CURRÍCULO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 7, n. 20, p. 98–102, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5202819. Disponível em: https://revistaboletimconjuntura.com.br/revista/article/view/414. Acesso em: 14 dez. 2025.

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