INDICADORES DE DESEMPENHO E FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE APLICADA À QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO CAMPO DA REGULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.56238/bocav25n74-002Palavras-chave:
Qualidade, Indicadores de Desempenho, Água Potável, Regulação por ExposiçãoResumo
No contexto da regulação por exposição, um sistema de indicadores de desempenho aliados a métodos de Extração, Transformação e Carga (ETL) somado à análise através de Painéis (Dashboards) é ferramenta importante na avaliação do desempenho da qualidade de um produto ofertado. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar as funcionalidades e aplicações de um sistema de indicadores de desempenho implementado para avaliação da qualidade da água para consumo humano, no qual foram considerados parâmetros que comprovassem a eficácia da qualidade do produto. O sistema de avaliação dos indicadores foi construído por um processo de ETL dos dados, que foi executado pela ferramenta Microsoft Power BI®, visto que oferece ótimas funcionalidades para desenvolvimento de painéis (Dashboards) e dispositivos que possibilitam promover mecanismos de transparência e interação. Foi possível avaliar e analisar a qualidade da água para consumo humano nos pontos de produção e rede de distribuição com o auxílio de elementos gráficos que estavam relacionados a eficácia e eficiência. Ferramentas como Paper de desempenho e a opção de downloads de dados foram disponibilizadas no Painel, promovendo mecanismo de transparência e participação conjunta por parte de usuários e principais stakeholders da gestão do saneamento básico. Finalmente, a ferramenta permitiu comparar o desempenho da qualidade da água produzida nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) com as metas existentes em Contratos ou Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e direcionar as fiscalizações diretas quando o resultado foi insatisfatório.
Referências
Presidência da República. Casa Civil. Lei Nº 11.445. Brasília. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/L11445compilado.htm. Acesso em: 25 mai. 2025.
Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 05. Brasília. 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0005_03_10_2017.html#ANEXOXX. Acesso em: 28 jan. 2025.
Câmara Técnica de Saneamento (ABAR). Saneamento Básico Regulação 2017. Documento de Referência. Atuação das Agências Reguladoras na Fiscalização da Qualidade da Água. Brasília. 2017.
Rodrigues, A. B. Avaliação de Risco da Qualidade da Água de Abastecimento de um Hospital Público Regional de Urgência e Emergência. Dissertação de Mestrado. Engenharia Civil e Ambiental. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande. 2014
Ogata, I. S. Avaliação de risco da Qualidade da Água Potável do Sistema de Abastecimento da Cidade de Campina Grande (PB). Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade estadual da Paraíba. Campina Grande (2011)
Agência de Regulação de Pernambuco. Dashboard de Qualidade da Água para Consumo Humano. Recife. 2025. Disponível em https://www.arpe.pe.gov.br/saneamento2/metas-e-indicadores-de-desempenho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Edilane Paula e Candido, José Jairo Vieira, Shirleia dos Santos Peixoto, Fernando Paulo de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.