LER COM OS TRAÇOS DO DESENHO A HISTÓRIA DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/bocav24n73-021Palabras clave:
Ensino de Arte, História da Arte, Desenho, Ensino-Aprendizagem, Investigação Baseada em ArtesResumen
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que utilizar o desenho como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de História da Arte. Partindo da compreensão do desenho como linguagem visual e recurso pedagógico, a pesquisa busca possibilitar uma aprendizagem significativa dos conteúdos de História da Arte no Ensino Médio, aproximando teoria e prática em sala de aula. A proposta tem por objetivo romper com o paradigma de que o Ensino Médio se caracteriza predominantemente por abordagens teóricas, ao incentivar atividades práticas que estimulem a participação ativa dos estudantes. Nesse sentido, a prática do desenho é desenvolvida de forma articulada com os conteúdos históricos e artísticos, por meio da criação de grupos de Desenho, favorecendo a observação, a interpretação e abrange os diferentes períodos e estilos da História da Arte selecionados pelo docente para as práticas. A pesquisa é qualitativa e usa a metodologia Investigação Baseada em Artes (IBA) pelos métodos da Pesquisa-ação e a Pesquisa participante, onde a primeira objetiva solucionar problemas práticos com ação (atitudes) e reflexão constante, já a segunda visa a emancipação e transformação social dos participantes (pesquisador e pesquisados). Conclui-se que o uso do desenho como metodologia pedagógica contribui para o desenvolvimento da sensibilidade estética, do pensamento crítico e do envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.
Referencias
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: Acesso em: 01 jul. 2023.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
COUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DEWEY, J. Ter uma experiência. In: ______. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p.109-141.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
EISNER, Elliot. Estrutura e mágica no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./at_ download/file. Acesso em: 04 jan. 2023.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da arte. 16 Rio De Janeiro: Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2015, 688 pág.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.
LANIER, Vincent. Devolvendo arte a arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.).
Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, género e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.
PROENÇA, Graça. História da Arte. 17ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2010.
MEIRA, Marly Ribeiro. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 4ª. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006. p. 119-140.
SMITH, Ralph. Excelência no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.).
Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes de imagem nos desenhos das crianças. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.).
Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação). Disponível em: https://marcos fabionuva.files.wordpress.com/2018/08/7-metodologia-da-pesquisa-ac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 04 jan. 2022.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniela Bueno. Revisão técnica de Dirceu da Silva. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.