LER COM OS TRAÇOS DO DESENHO A HISTÓRIA DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/bocav24n73-021Palavras-chave:
Ensino de Arte, História da Arte, Desenho, Ensino-Aprendizagem, Investigação Baseada em ArtesResumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que utilizar o desenho como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de História da Arte. Partindo da compreensão do desenho como linguagem visual e recurso pedagógico, a pesquisa busca possibilitar uma aprendizagem significativa dos conteúdos de História da Arte no Ensino Médio, aproximando teoria e prática em sala de aula. A proposta tem por objetivo romper com o paradigma de que o Ensino Médio se caracteriza predominantemente por abordagens teóricas, ao incentivar atividades práticas que estimulem a participação ativa dos estudantes. Nesse sentido, a prática do desenho é desenvolvida de forma articulada com os conteúdos históricos e artísticos, por meio da criação de grupos de Desenho, favorecendo a observação, a interpretação e abrange os diferentes períodos e estilos da História da Arte selecionados pelo docente para as práticas. A pesquisa é qualitativa e usa a metodologia Investigação Baseada em Artes (IBA) pelos métodos da Pesquisa-ação e a Pesquisa participante, onde a primeira objetiva solucionar problemas práticos com ação (atitudes) e reflexão constante, já a segunda visa a emancipação e transformação social dos participantes (pesquisador e pesquisados). Conclui-se que o uso do desenho como metodologia pedagógica contribui para o desenvolvimento da sensibilidade estética, do pensamento crítico e do envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: Acesso em: 01 jul. 2023.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
COUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DEWEY, J. Ter uma experiência. In: ______. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p.109-141.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
EISNER, Elliot. Estrutura e mágica no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./at_ download/file. Acesso em: 04 jan. 2023.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da arte. 16 Rio De Janeiro: Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2015, 688 pág.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.
LANIER, Vincent. Devolvendo arte a arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.).
Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, género e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.
PROENÇA, Graça. História da Arte. 17ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2010.
MEIRA, Marly Ribeiro. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 4ª. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006. p. 119-140.
SMITH, Ralph. Excelência no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.).
Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes de imagem nos desenhos das crianças. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.).
Arte-educação: leitura no subsolo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação). Disponível em: https://marcos fabionuva.files.wordpress.com/2018/08/7-metodologia-da-pesquisa-ac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 04 jan. 2022.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução de Daniela Bueno. Revisão técnica de Dirceu da Silva. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.