INTERNACIONALIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7145582Palavras-chave:
Educação Superior, Internacionalização, Sociedade do ConhecimentoResumo
Este estudo, de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa, objetiva refletir sobre o papel da internacionalização da educação superior na atualidade e suas repercussões no contexto universitário no século XXI. Para tanto, nos pautamos em pesquisas e documentos de reconhecida importância, centrados na internacionalização da educação superior como categoria de análise para potencializar o desenvolvimento das nossas reflexões. Os resultados apontaram para uma maior popularização da internacionalização transfronteiriça (crossborder) em relação à integral (comprehensive), do currículo e at home. Nesse sentido, nosso esforço foi propositivo, trazendo recomendações para cada eixo da internacionalização, pois acreditamos que elas podem contribuir para a ampliação do debate na educação superior e alicerçar projetos para além da pós-graduação.
Referências
ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. “The internationalization of higher education: motivations and realities”. Journal of Studies in International Education, vol. 11, n. 3, 2007.
BARANZELLI, C. “Modelo de internacionalização em casa – IaH”. In: MOROSINI, M. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: Editora da PUC-RS, 2019.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos quantitativo, qualitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FINARDI, K.; SANTOS, J.; GUIMARÃES, F. “A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal”. Interfaces Brasil/Canadá, vol. 16, n. 1, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
KNIGHT, J. “Definição Atualizada de Internacionalização”. Educação Superior Internacional, n. 33, 2003.
MOROSINI, M. C. “Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais”. Revista Roteiro, vol. 42, n. 1, 2018.
MOROSINI, M. C. Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: Editora da PUC-RS, 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Editora da FEEVALE, 2013.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B. (orgs.). Formação, Representações e Saberes docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores no século XXI. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2014.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o Professor Profissionalizar o Ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.
RAMOS, M. Y. “Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos”. Revista Educação e Pesquisa, vol. 44, 2018.
SANTOS, F. S.; ALMEIDA FILHO, N. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
SANTOS, G. M. T. A qualidade da educação superior e a pedagogia universitária: um olhar sobre a docência (Tese de Doutorado em Educação). Canoas: UNILASALLE, 2018.
SANTOS, G. M. T.; REIS, J. P. C. “COVID-19 e internacionalização em casa: potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem na educação superior”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 11, 2020.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: UNESCO, 2015.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem, Brasília: UNESCO, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Betania Leite Ramalho, Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Jefferson Gustavo dos Santos Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.