v. 15 n. 43 (2023): Julho

					Visualizar v. 15 n. 43 (2023): Julho
Publicado: 2023-07-18

Ensaios

  • INSTITUCIONALIZAÇÃO DA DIVERSIDADE: CONSCIÊNCIA OU ISOMORFISMO?

    Paula Balardin Ribeiro Aragão, Simone Alves Pacheco de Campos, Vânia Medianeira Flores Costa, Talita Gonçalves Posser
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8097432
  • ESTUDO JURÍDICO DO TRISAL COMO UMA NOVA CONCEPÇÃO DE FAMÍLIA

    Rozane da Rosa Cachapuz, Marcelo Augusto da Silva, Marques Aparecido Rosa
    86-103
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8111879
  • MOTIVOS DE ABANDONO ESCOLAR NO BRASIL: ANÁLISE DE DADOS DA PNAD CONTÍNUA DE 2019

    Murilo Marques Costa, Alessandra dos Santos Pereira, Roseli Vieira Pires
    104-120
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8111841
  • A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Gisele Brandelero Camargo, Letícia de Fátima Macedo Cabral
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8125164
  • IMPLICAÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    Anailda Fontenele Vasconcelos, Kevin Cristian Paulino Freires, Loyane Ellen Silva Gomes, Socorro Taynara Araújo Carvalho, Ricardo José Soares Pontes
    221-243
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8136737
  • TEORIA DE GALPERIN: UM RECURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ENFRENTAR DESAFIOS CAUSADOS PELA COVID-19 À EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Maria Suerda Queiroz Moura, Antônia Batista Marques, Lucas Súllivam Marques Leite, Silvia Maria Costa Barbosa
    335-348
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8161145
  • A DIALÉTICA MATERIALISTA E A PESQUISA CIENTÍFICA

    Michel Goulart da Silva
    373-381
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8172943
  • GROUNDED THEORY NA PESQUISA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO: UMA TÉCNICA, NÃO UM MEIO

    Irene Raguenet Troccoli, Joyce Gonçalves Altaf
    401-415
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8173551
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E A FORMAÇÃO DA AUTOCONSCIÊNCIA

    Ricardo Eleutério Anjos
    435-451
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8180622
  • MÉTODO SABIDO: ENTRETENIMENTO E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TELENOVELAS COM BENEFÍCIOS SOCIAIS COMPROVADOS

    Marcos Américo
    479-495
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8188196
  • SERVIÇOS INAUGURAIS DE PSICOLOGIA ESCOLAR NO PIAUÍ: UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO

    Thayná Costa Santos, Isabelle Linhares Santos , Maycon Campos de Almeida , Leilanir de Sousa Carvalho , Fauston Negreiros
    496-514
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8191177
  • O LUGAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DOS ANAIS DO EDUCERE (2008-2019)

    Sidney Pires Martins, Mateus José dos Santos , Ailton Vitor Guimarães, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
    562-578
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8191326
  • APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA CRIATIVA IDADE

    Ana Paula Lisboa Sohn, Fabrícia Durieux Zucco
    579-594
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8200406
  • GLOBALIZAÇÃO E CULTURALIZAÇÃO NAS CIDADES CONTEMPORÂNEAS: AS NOVAS MATIZES DO PLANEJAMENTO URBANO

    Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Karoliny Diniz Carvalho, Ilza do Socorro Galvão Cutrim, Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Rozuíla Neves Lima
    595-607
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8200288
  • A RELAÇÃO ÉTNICO RACIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: DESENVOLVENDO UMA SEQUENCIA DIDÁTICA

    Thamisis Maia de Medeiros Bezerra, Ana Cristina Silva Daxenberger
    608-626
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8198116
  • O SISTEMA COOPERATIVO COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO DA PERSONALIDADE À EDUCAÇÃO

    Dirceu Pereira Siqueira, Andryelle Vanessa Camilo Pomin
    627-645
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8209661

Artigos

  • AÇÃO DE ACOLHIDA E DE INSERÇÃO LABORAL DE MIGRANTES E REFUGIADOS EM FORTALEZA: UM OLHAR NA FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR SOCIAL POR MEIO DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DOS FLOWS OF LIFE

    Cora Franklina do Carmo Furtado, Ana Karla Brito Cordeiro, Adriana Teixeira Bastos, José Joaquim Neto Cisne, Dioniso de Souza Sampaio
    19-39
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8098138
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

    Marcelo Rodrigues de Moraes, Eromi Izabel Hummel, Eliane Paganini da Silva
    40-66
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8103040
  • O USO DO STOP MOTION COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

    Georgia Quintão Fernandes Biaggi, Vinicius da Silva Freitas, Rosayna Frota Bazhuni, Tiago Fernando Hansel
    67-85
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8103036
  • VALIDAÇÃO PSICOMÉTRICA DA ESCALA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ESCOLAR – QWSL

    Marcos Piacentini, César Augustus Winck
    121-138
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8115042
  • A CRIMINALIDADE NAS ZONAS URBANAS DE BOA VISTA/RR (2019-2021)

    Simone Arruda do Carmo, Ágatha Krystine Pinheiro de Matos, Altiva Barbosa da Silva
    155-176
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8125239
  • “PROFESSOR COMO VÍTIMA?”: UM ESTUDO SOBRE O BULLYING VIVENCIADO PELO PROFESSOR

    Elimar de Paiva Siqueira, João Gabriel Modesto, Sônia Bessa
    177-193
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8152688
  • ALCANCE E PERSPECTIVAS DA UNASUL E DA CELAC COMO EXPRESSÕES DA RESILIÊNCIA E AUTONOMIA DO REGIONALISMO LATINO-AMERICANO

    Felipe Nagual Paranhos Rabelo
    194-220
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8136819
  • BELO HORIZONTE: VULNERABILIDADES E DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DOS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

    Ana Carolina Silva, Eduardo Meireles, Katia Carolino, Tatiane Luciano Balliano , Daniel Cardoso Alves
    244-267
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8137243
  • ANÁLISE DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O USO DAS PROVISÕES DE CRÉDITOS COMO INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM BANCOS NO BRASIL

    Danielle Montenegro Salamone Nunes, Sérgio Ricardo Miranda Nazaré, Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto, Paulo Roberto Barbosa Lustosa, Wagner Rodrigues dos Santos
    268-285
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8145361
  • CURRÍCULO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

    Vera Lucia Lopes Silveira, Bruna Renata de Brito Dantas, Gicelma Cláudia da Costa Xavier, José Lucas Pedreira Bueno
    286-312
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8145235
  • TRABALHADORES RURAIS NO BRASIL: O AUMENTO DA SITUAÇÃO ANÁLOGA À ESCRAVIDÃO

    Leucivaldo Carneiro Morais, Priscila Elise Alves Vasconcelos, Leonardo Soares Cangirana, Larissa dos Santos Barros Tsuji, Edilene Virgulina Cardoso
    313-334
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8148823
  • A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GÊNERO DE PROFESSORES

    Cátia Candido da Silva, Fabrícia Teixeira Borges
    349-372
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8173054
  • PROJETO CIDADÃO CONSCIENTE: ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO SOCIAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM NOVA RESENDE-MG

    Hemerson Arceni Tossani, Eduardo Meireles, Katia Carolino, Rita Cássia Ribeiro Carvalho, Allynson Takeriro Fujita
    382-400
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8173537
  • COMPORTAMENTOS AMBIENTAIS E VOLUNTÁRIOS? VISITANDO OS ITINERÁRIOS DE PESQUISA E DESENHANDO OPORTUNIDADES PARA A PRÁTICA DO COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL PARA O MEIO AMBIENTE

    Roger da Silva Wegner, Michel Barboza Malheiros, Julia Richter, Vania de Fatima Barros Estivalete, Taís de Andrade
    416-434
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8180448
  • CIDADES SUSTENTÁVEIS E ISO 37120: A VISÃO DOS MUNÍCIPES

    Silvio Roberto Stefani, Ana Lívia Bobato Procidonio, Léo Raifur, Claudio Luiz Chiusoli
    452-478
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8180761
  • PRA?TICAS DE ATENC?A?O A? SAU?DE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES INDÍGENAS: IMPASSES E DESAFIOS DAS DIVERGÊNCIAS ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO

    Paula Zambelli Salgado Brasil, Flávio de Leão Bastos Pereira
    515-538
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8207018
  • GUERREIROS DE SELVA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

    Tigernaque Pergentino de Sant'ana Junior
    539-561
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8191249