-
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Acerca de
Equipo editorial
Sobre la revista
Declaración de privacidad
Contacto
Entrar
Registrarse
Envíos
Buscar
PORTAL IOLEs
Coleção Comunicação e Políticas Públicas
Editorial IOLE
Eventos
Youtube
Elói Martins Senhoras
Busca
Buscar
Archivos
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 15 Núm. 43 (2023): Julio
Vol. 15 Núm. 43 (2023): Julio
Publicado:
2023-07-18
Ensayos
A INSTITUCIONALIZACIÓN DE LA DIVERSIDAD: ¿CONCIENCIA O ISOMORFISMO?
Paula Balardin Ribeiro Aragão, Dra , Dra , Talita
01-18
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8097432
ESTUDO JURÍDICO DO TRISAL COMO UMA NOVA CONCEPÇÃO DE FAMÍLIA
Rozane Cachapuz, Marcelo Silva, Marques Rosa
86-103
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8111879
MOTIVOS DE ABANDONO ESCOLAR NO BRASIL: ANÁLISE DE DADOS DA PNAD CONTÍNUA DE 2019
Murilo Marques Costa, Alessandra dos Santos Pereira, Roseli Vieira Pires
104-120
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8111841
LA PARTICIPACIÓN DE LOS NIÑOS EN LA ORGANIZACIÓN DE LOS ESPACIOS EN EL AULA DE EDUCACIÓN TEMPRANA
Gisele Brandelero Camargo, Letícia de Fátima Macedo Cabral
139-154
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8125164
IMPLICAÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Anailda Fontenele Vasconcelos, Kevin Cristian Paulino Freires, Loyane Ellen Silva Gomes, Socorro Taynara Araújo Carvalho, Ricardo José Soares Pontes
221-243
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8136737
TEORIA DE GALPERIN: UM RECURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ENFRENTAR DESAFIOS CAUSADOS PELA COVID-19 À EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Maria Suerda Queiroz Moura, Antônia Batista Marques, Lucas Súllivam Marques Leite, Silvia Maria Costa Barbosa
335-348
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8161145
A DIALÉTICA MATERIALISTA E A PESQUISA CIENTÍFICA
Michel Goulart da Silva
373-381
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8172943
GROUNDED THEORY NA PESQUISA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO: UMA TÉCNICA, NÃO UM MEIO
Irene Raguenet Troccoli, Joyce Gonçalves Altaf
401-415
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8173551
A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES E A FORMAÇÃO DA AUTOCONSCIÊNCIA
Ricardo Eleutério Anjos
435-451
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8180622
MÉTODO SABIDO: ENTRETENIMENTO E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TELENOVELAS COM BENEFÍCIOS SOCIAIS COMPROVADOS
Marcos Américo
479-495
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8188196
SERVIÇOS INAUGURAIS DE PSICOLOGIA ESCOLAR NO PIAUÍ: UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO
Thayná Costa Santos, Isabelle Linhares Santos , Maycon Campos de Almeida , Leilanir de Sousa Carvalho , Fauston Negreiros
496-514
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8191177
O LUGAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DOS ANAIS DO EDUCERE (2008-2019)
Sidney Pires Martins, Mateus José dos Santos , Ailton Vitor Guimarães, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
562-578
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8191326
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA CRIATIVA IDADE
Ana Paula Lisboa Sohn, Fabrícia Durieux Zucco
579-594
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8200406
GLOBALIZAÇÃO E CULTURALIZAÇÃO NAS CIDADES CONTEMPORÂNEAS: AS NOVAS MATIZES DO PLANEJAMENTO URBANO
Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Karoliny Diniz Carvalho, Ilza do Socorro Galvão Cutrim, Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Rozuíla Neves Lima
595-607
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8200288
A RELAÇÃO ÉTNICO RACIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: DESENVOLVENDO UMA SEQUENCIA DIDÁTICA
Thamisis Maia de Medeiros Bezerra, Ana Cristina Silva Daxenberger
608-626
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8198116
O SISTEMA COOPERATIVO COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO DA PERSONALIDADE À EDUCAÇÃO
Dirceu Pereira Siqueira, Andryelle Vanessa Camilo Pomin
627-645
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8209661
Artículos
AÇÃO DE ACOLHIDA E DE INSERÇÃO LABORAL DE MIGRANTES E REFUGIADOS EM FORTALEZA: UM OLHAR NA FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR SOCIAL POR MEIO DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DOS FLOWS OF LIFE
Cora Franklina do Carmo Furtado, Ana Karla Brito Cordeiro, Adriana Teixeira Bastos, José Joaquim Neto Cisne, Dioniso de Souza Sampaio
19-39
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8098138
TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Marcelo Rodrigues de Moraes, Eromi Izabel Hummel, Eliane Paganini da Silva
40-66
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103040
O USO DO STOP MOTION COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Georgia Quintão Fernandes Biaggi, Vinicius da Silva Freitas, Rosayna Frota Bazhuni, Tiago Fernando Hansel
67-85
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8103036
VALIDAÇÃO PSICOMÉTRICA DA ESCALA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ESCOLAR – QWSL
Marcos Piacentini, César Augustus Winck
121-138
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8115042
DELINCUENCIA EN LAS ÁREAS URBANAS DE BOA VISTA/RR: DE LA RECAUDACIÓN A TRAVÉS DEL SINESP PPe AL ANÁLISIS Y MAPEO DE DATOS ESTADÍSTICOS (2019-2021)
Simone Arruda do Carmo, Ágatha Krystine Pinheiro de Matos, Altiva Barbosa da Silva
155-176
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8125239
“PROFESSOR COMO VÍTIMA?”: UM ESTUDO SOBRE O BULLYING VIVENCIADO PELO PROFESSOR
Elimar de Paiva Siqueira, João Gabriel Modesto, Sônia Bessa
177-193
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8152688
ALCANCE Y PERSPECTIVAS DE UNASUR Y CELAC COMO EXPRESIONES DE LA RESILIENCIA Y AUTONOMÍA DEL REGIONALISMO LATINOAMERICANO
Felipe Nagual Paranhos Rabelo
194-220
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8136819
BELO HORIZONTE: VULNERABILIDADES E DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DOS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Ana Carolina Silva, Eduardo Meireles, Katia Carolino, Tatiane Luciano Balliano , Daniel Cardoso Alves
244-267
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8137243
ANÁLISE DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O USO DAS PROVISÕES DE CRÉDITOS COMO INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM BANCOS NO BRASIL
Danielle Montenegro Salamone Nunes, Sérgio Ricardo Miranda Nazaré, Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto, Paulo Roberto Barbosa Lustosa, Wagner Rodrigues dos Santos
268-285
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8145361
CURRÍCULO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19
Vera Lucia Lopes Silveira, Bruna Renata de Brito Dantas, Gicelma Cláudia da Costa Xavier, José Lucas Pedreira Bueno
286-312
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8145235
TRABALHADORES RURAIS NO BRASIL: O AUMENTO DA SITUAÇÃO ANÁLOGA À ESCRAVIDÃO
Leucivaldo Carneiro Morais, Priscila Elise Alves Vasconcelos, Leonardo Soares Cangirana, Larissa dos Santos Barros Tsuji dos Santos Barros Tsuji, Edilene Virgulina Cardoso
313-334
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8148823
LA INFLUENCIA DE LA RELIGIÓN EN LOS PROCESOS DE SIGNIFICACIÓN DE LAS CONCEPCIONES DE GÉNERO DE LOS DOCENTES
Cátia Candido da Silva, Fabrícia Teixeira Borges
349-372
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8173054
PROJETO CIDADÃO CONSCIENTE: ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO SOCIAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM NOVA RESENDE-MG
Hemerson Arceni Tossani, Eduardo Meireles, Katia Carolino, Rita Cássia Ribeiro Carvalho, Allynson Takeriro Fujita
382-400
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8173537
COMPORTAMENTOS AMBIENTAIS E VOLUNTÁRIOS? VISITANDO OS ITINERÁRIOS DE PESQUISA E DESENHANDO OPORTUNIDADES PARA A PRÁTICA DO COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL PARA O MEIO AMBIENTE
Roger da Silva Wegner, Michel Barboza Malheiros, Julia Richter, Vania de Fatima Barros Estivalete, Taís de Andrade
416-434
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8180448
CIDADES SUSTENTÁVEIS E ISO 37120: A VISÃO DOS MUNÍCIPES
Silvio Roberto Stefani, Ana Lívia Bobato Procidonio, Léo Raifur, Claudio Luiz Chiusoli
452-478
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8180761
HEALTHCARE PRACTICES FOR INDIGENOUS CHILDREN AND ADOLESCENTS: NAVIGATING THE CHALLENGES AND ADDRESSING THE DIVERGENCE BETWEEN POLICY AND REALITY
Paula Zambelli Salgado Brasil, Flávio de Leão Bastos Pereira
515-538
PDF (Inglés)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8207018
GUERREIROS DE SELVA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Tigernaque Pergentino de Sant'ana Junior
539-561
PDF (Portugués)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8191249
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español
Português
Palabras clave