EDUCAÇÃO DE SURDOS: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS NA LEGISLAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7700332Palavras-chave:
Educação, Legislação, SurdosResumo
Conhecer a trajetória e as atuais perspectivas na legislação sobre a educação dos surdos foi o objetivo geral que norteou a pesquisa. Por meio de uma revisão bibliográfica, visita em sites e entrevista feita com a diretora do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez-CAS/RR, buscou-se alcançar o objetivo proposto. Concluímos que de modo geral, a sociedade tem que reconhecer os surdos como cidadãos e cidadãs que têm uma língua própria e rica em todos os seus aspectos, como a Língua Portuguesa. Que há uma legislação específica que garante o direito à educação, à saúde e ao atendimento especializado, visando a atender suas especificidades. Onde nós ouvintes, precisamos não apenas reconhecer os surdos como cidadãos de direitos, como procurar interação social em todos os aspectos e níveis de nossa sociedade, proporcionando um viver com qualidade para todos, sem que as potencialidades cognitivas e características físicas sejam utilizadas para garantir nossos direitos como cidadãos e cidadãs brasileiros.
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