EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA FRENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: POR UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7686806Palavras-chave:
Foucault, Educação, Tecnologia, MetodologiaResumo
A escola desempenha um importante papel na sociedade, contribuindo com o desenvolvimento do caráter, personalidade e capacitação técnica de crianças e jovens. Essa relevância que a escola possui também se aplica à Educação Profissional e Tecnológica, a qual é responsável por transformar jovens em profissionais capacitados, os quais irão atuar no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas em que a sociedade se subdivide. Diante do surgimento de novas tecnologias, bem como a importância da Educação Profissional e Tecnológica, é importante que essas novas tecnologias sejam implementadas nos processos educativos, melhorando a qualidade de ensino no Brasil. Segundo Foucault, existe uma relação entre a educação como controle social e os mecanismos de poder, que atuam nos processos pedagógicos. Considerando a relevância da Educação Profissional e Tecnológica para a formação e qualificação de alunos em um País que apresenta constantes mudanças, o presente estudo teve por objetivo propor uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica frente as novas tendências educacionais no Brasil por uma perspectiva Foucaultiana.
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