SIGNIFICADOS DE PROFESSORES SOBRE A BRINCADEIRA E AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DO ENSINAR E DO APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10207879Palavras-chave:
Apropriação, Desenvolvimento Humano, Educação Infantil, InteraçãoResumo
O presente artigo trouxe uma discussão sobre a atividade do brincar no desenvolvimento psíquico da criança. Com essa finalidade, buscamos responder a seguinte questão: Que significados sobre a brincadeira perpassam discursos e práticas de professores e quais as implicações de tais significados nos processos do ensinar e do aprender? Com a intencionalidade de responder ao questionamento, destacamos como objetivo geral de investigar os significados manifestados por professores sobre a brincadeira e as suas implicações nos processos do ensinar e do aprender. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como método de pesquisa foi utilizada a pesquisa-ação. Para a produção dos dados utilizamos o questionário aberto por meio do Google Forms, entrevistas semiestruturadas e encontros de formação continuada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal localizada em Balsas no Estado do Maranhão e envolveu 26 professoras que atuavam junto a turmas de crianças em idade pré-escolar. Os dados produzidos foram organizados considerando-se os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva e a interpretação foi feita com apoio teórico de autores da perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontam que, por intermédio da brincadeira, a criança se apropria dos significados sociais, amplia sua visão de mundo e desenvolve suas funções psicológicas superiores e sua personalidade. O presente trabalho possibilitou construir reflexões sobre a necessidade e a importância de o professor de Educação Infantil conhecer e entender como ocorre o desenvolvimento psíquico da criança na perspectiva teórica Sócio-Histórico-Cultural, e o importante lugar que a brincadeira assume nos processos de desenvolvimento das funções psicológicas superiores e de apropriação da cultura.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. “O que é um estudo de caso qualitativo em educação?”. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, vol. 22, n. 40, 2013.
BATISTA, C. L. “Os conceitos de apropriação: contribuições à Ciência da Informação”. Em Questão, vol. 24, n. 2, 2018.
BUENO, F. S. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. Santos: Editora Brasília, 1974.
ELKONIN, D. B. “Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia”. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. (orgs.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscou: Progresso, 1987.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.
GNOATTO, P.; UMBELINO, J. D. “Elementos constituintes da atividade do brincar: imaginação e imitação como síntese na ação da criança”. Zero-a-Seis, vol. 2, n. 42, 2020.
LEONTIEV, A, N. “Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar”. In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora Ícone, 2016a.
LEONTIEV, A. N. “Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil”. In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora Ícone, 2016b.
LEONTIEV, A. N. Atividade Consciência Personalidade. Bauru: Editora Mireveja, 2021.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Centauro, 2004.
MAGALHÃES, R. C. B. P. “Contribuições para o debate sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência na escola”. In: MAGALHÃES, R. C. B. P. (org.). Educação inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Editora Liber Livros, 2011.
MARTINS, L. M. “A brincadeira de papéis sociais e a formação da personalidade”. In: ARCE, A.; DUARTE, N. (orgs.). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Editora Xamã, 2006.
MARTINS, L. M. “Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano”. In: MARTINS, L. M. et al. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Editora Autores Associados, 2016.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
PASQUALINI, J. C. “Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotsky: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas”. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Infância e pedagogia histórico-critica. Campinas: Editora Autores associados, 2013.
PRADO, L. A.; TASSA, K. O. M. “El Desafios e inquietações da docência: a transição de alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamental”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 44, 2023.
PREZZI, F. A. S.; FRISON, M. D. “O papel da brincadeira no desenvolvimento do psiquismo: compreensões à luz da perspectiva histórico-cultural”. Research, Society and Development, vol. 11, n. 8, 2022.
ROSSLER, J. H. “O papel da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento do psiquismo humano. A brincadeira de papéis sociais na sociedade alienada”. In: ARCE, A.; DUARTE, N. (orgs.). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Editora Xamã, 2006.
SACCOMANI, M. C. S. “A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotsky”. Campinas: Editora Autores Associados, 2016.
SILVA, J. L.; OLIVEIRA, J. L. “O brincar como atividade e suas contribuições à educação infantil”. Perspectivas em Psicologia, vol. 16, n. 1, 2012.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.
VIGOTSKY, L. S. Obras Escogidas – Tomo III. Madrid: Editora Machado, 2012.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiana Alves de Sousa Rodrigues, Marli Dallagnol Frison

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.