DEBATES PSICANALÍTICOS EM TORNO DAS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4948343Palavras-chave:
Adolescentes, Clínica Psicanalítica, Jovens, Juventudes, PsicanáliseResumo
O campo de estudos e pesquisas sobre as juventudes contemporâneas constitui-se de terreno amplo, diverso, plural e no qual múltiplos temas e associações conceituais podem ser investigados. Um desses temas diz respeito ao entendimento de como a psicanálise vêm compreendendo tais sujeitos, a partir, em especial, das relações sociais dos mesmos, da produção cultural e dos processos de juvenilização. O principal objetivo do presente texto é realizar levantamento bibliográfico acerca das produções científicas mais recentes, sobre o tema das juventudes, no âmbito das discussões psicanalíticas. Para isso, foi realizada investigação bibliográfica, através da plataforma Google Acadêmico, que buscou identificar as publicações com os descritores “juventudes” e “psicanálise”, entre os anos 2001 e 2020. Os cuidados éticos de regulação na pesquisa em ciências humanas foram seguidos, a partir da dispensa de análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa, por se tratar de investigação bibliográfica. Como resultados, foi possível verificar a ocorrência de cinco textos, sendo dois artigos, dois capítulos de livro e um texto constituído por artigo de opinião, publicado em livro e jornais de ampla circulação. O conjunto dos materiais analisados permite constatar a relevância que a cultura e a produção de relações sociais ganham nos debates psicanalíticos sobre as juventudes contemporâneas. É possível considerar, portanto, que produções sobre os dois campos objetos da presente análise, ainda que em número baixo, aponta para o entendimento dos jovens como sujeitos cultural e socialmente vinculados, bem como destaca os processos de juvenilização da cultura, amplamente vivenciados na sociedade contemporânea.
Referências
ABRAMO, H. W. “Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil”. Revista Brasileira de Educação, vol. 5, n. 1, 1997.
ALYRIO, R. D. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
ASSIS, M. F. P. “Figurações da adolescência e juventude na atualidade metáforas da cultura”. Cadernos de Psicanálise, vol. 40, n. 38, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei n. 12.852, de 5 de agosto de 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 19/04/2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br>. Acesso em: 20/04/2021.
FEIXA, C. De jovenes, bandas y tribus. Barcelona: Ariel, 1998.
KEHL, M. R. “A juventude como sintoma da cultura”. In: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (Orgs.), Juventude e Sociedade: Trabalho, Educação, Cultura e Participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
OLIVEIRA, A. S. P.; REIS, A. L. B.; TOROSSIAN, S. D. “No meio do caminho tinha uma pedra: torções entre psicanálise, educação não proibicionista e juventudes.” In: MOREIRA, J. O. (org.). Juventudes e contemporaneidade: reflexões e intervenções. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.
OLIVEIRA, V. H. N. “Juventudes, escola e cidade na pandemia da COVID-19.” Boletim da Conjuntura, v. 4, n. 10, abril, 2020.
PAIS, J. M.; LACERDA, M. P. C.; OLIVEIRA, V. H. N. “Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em Educação - uma entrevista com José Machado Pais”. Educar em Revista, n. 64, dezembro, 2017.
ROSA, M. D.; GURSKI, R.; POLI, M. C. “Psicanálise e política: debates sobre a adolescência contemporânea.” Revista Psicologia Política, vol. 10, n. 19, 2010.
SCHWERTNER, S. F.; FISCHER, R. M. B. “Juventudes, conectividades múltiplas e novas temporalidades.” Educação em Revista, vol. 28, n. 1, 2012.
SILVA, G. D.; CASTILHO, P. T. “A conversação em psicanálise articulada com o cinema: uma intervenção com jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública na periferia de Belo Horizonte.” In: MOREIRA, J. O. (org.). Juventudes e contemporaneidade: reflexões e intervenções. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.
VILLAMARÍN, A. J. G. Citações da Cultura Universal. Rio de Janeiro: Editora AGE Ltda, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Boletim de Conjuntura (BOCA)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.