INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: REFLEXÕES PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4515130%20%20

Palavras-chave:

COVID-19, Educação Matemática, Internacionalização em Casa

Resumo

O presente estudo objetivou refletir sobre as potencialidades da internacionalização em casa para o contexto da Educação Matemática em tempos de pandemia da COVID-19. Para isso, analisa sobre a internacionalização do currículo e sua vertente por meio da internacionalização em casa. Traz possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de matemática nos diferentes contextos à luz das tecnologias digitais. Reconhece a internacionalização como uma alternativa positiva para os processos de ensino-aprendizagem. Por fim, destaca que ela é uma tendência para o campo da Educação Matemática e pode possibilitar aos professores e estudantes novas interações e sociabilidades mediante o (re)conhecimento do local e do global em um ambiente virtualizado.

Referências

AQUINO, Estela M. L. et al. “Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil”. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 25, junho, 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. “Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19.”. Em Rede – Revista de Educação a Distância, vol. 7, n. 1, 2020.

FINARDI, Kyria Rebeca; SANTOS, Jane Meri; GUIMARÃES, Felipe. “A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal.” Interfaces Brasil/Canadá, vol. 16, n. 1, 2016.

HUETE, Juan Carlos Sánchez; BRAVO, José A. Fernández. O ensino da matemática: fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MOROSINI, Marília Costa. “Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais”. Roteiro, vol. 42, n. 1, 2018.

MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. “Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações”. Educação em Revista, vol. 33, 2017.

SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. A qualidade da educação superior e a pedagogia universitária: um olhar sobre a docência. (Tese de Doutorado em Educação). Canoas: Universidade La Salle, 2018.

SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos et al. “Educação superior: reflexões a partir do advento da pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 10, outubro, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RAMOS, Milena Yumi. “Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos”. Educação & Pesquisa, vol. 44, 2018.

SANTOS, Fernando Seabra; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

SENHORAS, Elói Martins. “COVID-19 e os padrões das relações nacionais e internacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, agosto, 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-07

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: REFLEXÕES PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 110–115, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4515130 . Disponível em: https://revistaboletimconjuntura.com.br/boca/article/view/245. Acesso em: 29 jan. 2026.