PROPOSIÇÕES ESSENCIAIS PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM VISTA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4516900Palavras-chave:
Docência, Formação de professores, GeografiaResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) enquanto política para a formação inicial e continuada de professores busca aproximar a dimensão teórica e prática da docência, de modo que a universidade e a escola dialoguem incisivamente em prol da articulação e da construção de um ensino de qualidade que entenda o contexto de vida de todos os sujeitos que ocupam os bancos da escola e, sobretudo, de maneira que os discentes possam já conhecer o seu lócus de atuação profissional bem como entender os dissabores, angústias e incertezas da docência. Dito isto, este trabalho tem como objetivo elucidar algumas questões que me parece essenciais para o PRP em vista da formação docente em geografia e que poderão ser colocadas como metas no plano de ação do programa. Ao recorrer a pesquisa qualitativa como procedimento metodológico, este trabalho oportuniza criar novos diálogos de formação, disseminar saberes e propostas teórico-metodológicas para o ensino de geografia. Como conclusões provisórias, entende-se que a docência em geografia precisa ser articulada com a pesquisa, o ensino e a extensão.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES, n. 492/2001. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 26/12/2020.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.
FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2003.
LIMA, M. S. L. “Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores”. Revista Diálogo Educacional, vol. 8, n. 23, 2008.
MONTEIRO, F. O. M.; MACÊDO, S. D.; SANTOS, K. C. “Política de formação docente e o programa residência pedagógica: análise da relação teoria-prática neste processo formativo”. In: TAVARES, A.; SOUSA, K. C. S.; CRUZ, K. (orgs.). Residência pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão. Natal: IFRN, 2019.
OLIVEIRA, J. F.; SENHORAS, E. M. Formação de professores e práticas pedagógicas. Boa Vista: EdUFRR, 2018.
SEVERINO, A. J.; PIMENTA, S. G. “Apresentação dos autores”. In: PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. (orgs.). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, H. M. “Programa residência pedagógica: oportunidades e dificuldades em um contexto de redução da demanda pelas licenciaturas no Brasil”. In: TAVARES, A.; SOUSA, K. C. S.; CRUZ, K. (orgs.). Residência pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão. Natal: IFRN, 2019.
SOUSA JÚNIOR, A. R; NERI, A. V. M. “PIBID e PRP: políticas públicas necessárias na formação inicial docente”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 1, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Boletim de Conjuntura (BOCA)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.