v. 14 n. 41 (2023): Maio

					Visualizar v. 14 n. 41 (2023): Maio
Publicado: 2023-05-13

Artigos

  • FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: CARACTERIZAÇÃO DE VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

    Karine de Souza Santos, Raquel Martins Fernandes
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7888961
  • ATITUDES DE ENFERMEIROS FRENTE A MORTE DE PACIENTES EM HOSPITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA QUALITATIVA

    Adaiane Amélia Baccin, Leonardo Soares Trentin, Alberto Manuel Quintana
    27-43
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7894090
  • RASTROS DE PAPÉIS E PESSOAS: UMA ETNOGRAFIA DO COTIDIANO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA MULHERES EM SÃO LUÍS/MA

    Maynara Costa de Oliveira Silva
    68-84
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7897702
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: DESAFIOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

    Khaled Omar Mohamad El Tassa, Gilmar de Carvalho Cruz, Jeniffer Javorski Cabral
    100-115
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7944520
  • O FENÔMENO BULLYING NO AMBIENTE PEDAGÓGICO: ESTUDO DOS ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS BASEADOS NAS DIFERENÇAS SOCIAIS E CULTURAIS

    Dennys Gomes Ferreira, João Guilherme Rodrigues Mendonça
    116-137
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7903363
  • FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: INVESTIMENTO OU DESPESA?

    Juracy Machado Pacífico, Ruth de Lima Dantas, Aieska de Souza Brandt, Sérgio Luiz Pacífico
    154-174
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7920708
  • RECUSA PELO TRATAMENTO ONCOLÓGICO FORA DO MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA: ANÁLISE DA REGIÃO IMEDIATA DE VIÇOSA

    Celina Angélica Lisboa Valente Carlos, Karla Maria Damiano Teixeira, Gustavo Bastos Braga, Angelita Alves de Carvalho
    194-207
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7927506
  • QUEM COMEÇAVA ERA ELA! PERCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO DE HOMENS E FACILITADORES DE UM GRUPO REFLEXIVO NA SERRA CATARINENSE

    Wander Galvão Lopes Fernandes, Mareli Eliane Graupe, Dalvan de Campos
    261-281
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7931585
  • CAPITAL INTELECTUAL E SUA RELAÇÃO COM DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DA SERRA GAÚCHA

    Priscila Brun Fagherazzi Nicoletti, Diego Luís Bertollo, Maria Emilia Camargo, Mariane Camargo Priesnitz , Angela Isabel dos Santos Dullius
    282-308
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7927156
  • CONTROLE E APRIMORAMENTO DA PONTUAÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO DE ARIQUEMES/RO

    Rosemeri Krumenaur Stangue, Rafael Fonseca de Fonseca de Castro, Andrirlei Santos de Sousa
    350-370
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7943050
  • OS PROFESSORES INDÍGENAS DA REDE DE ENSINO DE MARECHAL THAUMATURGO/ACRE

    Rair de Lima Nicácio, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
    399-425
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7953891
  • EXPLORANDO EVIDÊNCIAS EM PUBLICAÇÕES QUE RELATAM OS DESAFIOS ACERCA DO ENSINO À DISTÂNCIA PARA ALUNOS SURDOS EM TEMPOS DE COVID-19

    Danilo da Costa, Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, André Leite de Farias
    426-444
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7953910
  • RECUPERAÇÃO DE ENERGIA COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL

    Bibiana Porto da Silva, Ana Cristina Ruoso, Nattan Roberto Caetano, Andressa Germann Avila
    445-474
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7953719
  • FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES

    Adriana Ligia Miskalo, Roseneide Maria Batista Cirino, Denise Maria Vaz Romano França
    516-536
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7963543
  • PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E TENDÊNCIA DA MORTALIDADE MATERNA NO ESTADO DE PERNAMBUCO

    Jaciele Cristina da Silva Belone; Angélica de Godoy Torres Lima; Tatiane Almeida de Menezes, Arnaldo de França Caldas Jr
    537-556
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7976245
  • INICIATIVAS DE APOIO A CANDIDATURAS E MANDATOS COLETIVOS COMO FORMAS DE REINVENÇÃO DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA INSTITUCIONAL NO BRASIL

    José Fernando Andrade Costa
    557-584
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7988141

Ensaios

  • DARWIN, ENGELS E A TEORIA DA EVOLUÇÃO

    Michel Goulart da Silva
    44-55
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7894112
  • REFLEXÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLIVALÊNCIA

    Daniely Aliny da Silva Barros, Verônica Maria de Araújo Pontes
    56-67
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7894139
  • APRENDIZAGEM ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: POTENCIALIDADES DO APLICATIVO CLASSDOJO NA COMUNICAÇÃO DIGITAL EM SALA DE AULA

    Jailson Antonio Ribeiro Viana, Elisângela Moraes Gonçalves, Maurício José Morais Costa, Stela Maria Fernades Marques
    85-99
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7901814
  • VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA E SOFRIMENTO SOCIAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA: A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS GARANTIDORAS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

    Rogers Alexander Boff, Valéria Koch Barbosa
    138-153
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7903472
  • POR MAIS SENTIPENSAR NA PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA CLÍNICA EM PSICOLOGIA: RUMOS DESCOLONIAIS PARA ALÉM DO ESTUDO DE CASO

    Beatriz Borges Brambilla, Edna Maria Severino Peters Kahhale
    175-193
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7920761
  • RELIGIOSIDADE, LAZER, E PERIFERIA: PRÁTICAS CULTURAIS FORMATIVAS OU RELAÇÕES DE PODER?

    Walesson Gomes da Silva, Walter Ernesto Ude Marques, Ana Paula Ferreira Pedroso, Ana Karina Ladeira Gomes
    208-225
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7927378
  • O PROCESSO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, SUAS FASES E SUAS NUANCES ATÉ O DESENVOLVIMENTO DOS MATERIÁIS DIDÁTICOS

    Rogério Ranthum, Edson Armando Silva, Antonio Carlos Frasson
    226-247
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7927542
  • COTAS NA EDUCAÇÃO PARA QUEM? A POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA DE RESERVA DE VAGAS NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO SUL DO BRASIL

    Ana Cláudia de Lima Linhares, Rafael José Bona, Eric Araujo Dias Coimbra , Adolfo Ramos Lamar
    309-324
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7920801
  • A INVENÇÃO DISCURSIVA DA AMAZÔNIA A PARTIR DAS CARTAS DE VIAJANTES EUROPEUS

    Elderson Melo de Miranda
    325-338
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7935283
  • MEDICALIZAÇÃO DO PARTO: REFLEXÃO ACERCA DO (BIO)PODER SOBRE O CORPO FEMININO

    Kayo Elmano Costa da Ponte Galvão, Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Ilza do Socorro Galvão do Socorro Galvão Cutrim, Luciano da Silva Façanha , Flávio Luiz de Castro Freitas
    339-353
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7955052
  • ASPECTO ORGANIZACIONAL E O PERFIL DOS GESTORES DO SETOR DE CONTROLADORIA: UM ESTUDO NAS AGROINDÚSTRIAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO DO ESTADO DO PARANÁ

    Fábio Frediani, José Antonio Marcelino, Inês Cardin Bressan
    371-382
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7953845
  • MARIA ARAGÃO E A DITADURA CIVIL-MILITAR NO MARANHÃO: O SILENCIAMENTO, TRAJETÓRIA DA ATIVISTA NA PERSPECTIVA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

    Antonia da Silva Mota, Ionayra Pinto Lima Moreira
    383-398
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7953870
  • ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE O CAMPO EM DISPUTA

    Josenildo Santos de Souza, Maristani Polidori Zamperetti
    475-494
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7953967
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Sheila Janaina Santos Sacramento, Marlene Rodrigues, Dieny Moraes dos Santos
    495-515
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7960386
  • A REESTRUTURAÇÃO ESPACIAL NO DEBATE DA ESCALA A PARTIR DOS PROCESSOS DECISÓRIOS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DO GLOBAL AO LOCAL

    Luciano Gagliardi Paez
    585-594
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7992425