Vol. 13 Núm. 37 (2023): Enero

					Ver Vol. 13 Núm. 37 (2023): Enero
Publicado: 2023-01-30

Artículos

  • La pandemia de la complacencia y la ignorancia: Desenmascaremos a los enmascaradores, porque uno manda y el otro obedece

    Carlos Kusano Bucalen Ferrari
    01-11
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7581674
  • A PSICOLOGIA E O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VIVÊNCIAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO

    Ana Heloiza Tuze, Matheus Vieira da Silva, Laryssa Lopes França, Renan Vieira de Santana Rocha
    12-26
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7581882
  • RESÍDUOS SÓLIDOS x GESTÃO: UMA ANÁLISE EM MUNICÍPIOS NA REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI/RS

    Débora dos Santos Knopf, David Lorenzi Junior
    27-43
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7582193
  • REDES DE COOPERAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO E NA FORMAÇÃO PARA A ADERÊNCIA À SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

    Aloisio Ruscheinsky, Rosmarie Reinehr, Marc Francois Richter
    63-82
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7582587
  • O ENSINO CARTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROPOSTA DE AÇÃO FORMATIVA PARA O ENSINO TÉCNICO NA FRONTEIRA BRASIL - BOLÍVIA.

    Rafael Rocha Sá, Leandro dos Santos Pereira, elisa
    83-97
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7582741
  • A INSURGÊNCIA DA CULTURA NA ESCOLA COMO PARADIGMA NA PÓS-MODERNIDADE NA EDUCAÇÃO

    Ronualdo Marques, Marilia Andrade Torales Campos
    98-110
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7582831
  • O PAPEL DA GOVERNANÇA E DO PLACEMAKING PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: REFLEXÕES PARA AS CIDADES (QUE BUSCAM SER) CRIATIVAS

    Elias José Mediotte, Magnus Luiz Emmendoerfer, Alessandro Carlos da Silva Junior, Thiago Chagas de Almeida
    138-152
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7585188
  • NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ALUNO EM CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR

    Rodrigo Barbuio
    215-229
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7843375
  • A METODOLOGIA DA COCRIAÇÃO NO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

    Maristela Rossato, Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
    286-306
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8262624
  • PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE ÁLCOOL, TABACO E MACONHA ENTRE HOMENS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

    Luís Paulo Souza e Souza, Antônia Gonçalves de Souza
    332-343
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10223698

Ensayos

  • NOTAS SOBRE A SAÚDE MENTAL NO CAPITALISMO

    Michel Goulart da Silva
    44-52
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7582423
  • AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA E MULTIPLICIDADE CAUSAL: A PSICANÁLISE NO PROJETO INTEGRADOR II DA UNIJUI

    Maurício Fontana Filho, Amanda Aparecida Mello de Aguiar
    53-62
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7582482
  • GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL À LUZ DA TEORIA DA BUROCRACIA: ESCASSEZ DE MÉDICOS ESPECIALISTAS E DESIGUALDADE REGIONAL DE ACESSO

    Thiago de Andrade Guedes, Francielle Santos da Silva
    111-129
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7584790
  • O BRASIL QUE SAI DAS URNAS EM DIREÇÃO AO MUNDO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUTURO DA POLÍTICA EXTERNA NO GOVERNO LULA

    Mateus José da Silva Santos
    130-137
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7585070
  • FINANCIAMENTO DO SUS EM ARAPIRACA (AL): ORIGEM DAS RECEITAS POR ESFERA GOVERNAMENTAL (2010 - 2017)

    Eduardo Artur Souza Silva, Diego de Oliveira Souza, Natalia Santos Corrêa de Sá, Indyara de Farias Dores Souza, Salviane dos Santos Barbosa
    153-167
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7765253
  • COMO PAULO FREIRE (ME) AJUDA A TRABALHAR NO OFÍCIO DE PROFESSOR FORMADOR

    Ivan Fortunato
    168-183
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7811322
  • MODELO EXPLICATIVO DO PRECONCEITO CONTRA PESSOAS GORDAS BASEADO NOS ESTEREÓTIPOS, NAS ATRIBUIÇÕES DE CONTROLE E INSTABILIDADE DO PESO E NA CULPABILIZAÇÃO

    Thaís de Sousa Bezerra de Menezes, Silvana Carneiro Maciel
    184-214
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7818332
  • LAS POSIBILIDADES DE ACCESO A UNA MEDICINA DE CALIDAD A TRAVÉS DE LA TECNOLOGÍA

    Natalia Peres Ferlini , Aline Peres Ferlini Bambirra , Yuri Miguel Macedo
    230-236
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7854127
  • LA INCLUSIÓN A TIEMPO COMPLETO DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN LAS ESCUELAS REFLEXIONES PERTINENTES

    Khaled Omar Mohamad El Tassa, Janaina Isis Rodaski, Gilmar de Carvalho Cruz
    237-252
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7920493
  • REPENSANDO A CULTURA ESCOLAR NA PANDEMIA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS IMPLICAÇÕES EMERGENTES DAS METODOLOGIAS ATIVAS

    Jailson Antonio Ribeiro Viana, Maurício José Morais Costa, Stela Maria Fernades Marques
    253-267
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7920453
  • ROMPENDO BARREIRAS: MULHERES VEREADORAS REESCREVENDO A HISTÓRIA

    Tiago Fernando Hansel
    268-285
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8125698
  • ENTRE FINANCEIRIZAÇÃO E RECONHECIMENTO: DA VIOLAÇÃO À DIGNIDADE HUMANA DO TRABALHADOR À DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NATURAL PELA PETROBRÁS

    Carla Fernanda Zanata Soares, Matheus Michels Kieling
    307-331
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8350606
  • A PROTEÇÃO DE DADOS GEOESPACIAIS NA MEDIAÇÃO DIGITAL E CONCILIAÇÃO DIGITAL

    Welington Junior Jorge Manzato, Marcelo Negri Soares, Maira Fernanda dos Anjos Santos Costa, Jarbas Rodrigues Gomes Cugula
    332-348
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10045890