REVISITANDO A OBRA: “ENSINO REMOTO E A PANDEMIA DE COVID-19”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15447082

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino remoto, Pandemia, TICs

Resumo

A obra intitulada “Ensino Remoto e a Pandemia de COVID-19” apresenta uma variedade de discussões sobre temas diversos que têm como objetivo estimular a reflexão e a pluralidade teórico-metodológica por meio de um diálogo frutífero entre teoria e prática no âmbito educacional. A modalidade de ensino remoto refere-se a uma forma de educação e aprendizagem que possui uma trajetória histórica prolongada, iniciada no final do século XIX até os dias atuais. Essa abordagem tem se apoiado em diversas estratégias pedagógicas e recursos tecnológicos utilizados em distintos contextos espaço-temporais. Estruturado em cinco capítulos, a obra tem por objetivo disponibilizar um extenso conjunto de questões pertinentes ao ensino durante o período pandêmico da COVID-19, evidenciando, assim, a complexidade inerente à temática, especialmente em uma fase caracterizada por profundas transformações resultantes das instabilidades multifacetadas no campo educacional. A metodologia utilizada é de caráter exploratória, descritiva e explicativa, de caráter qualitativa e rigor analítico. Um dos principais resultados da obra é a identificação das principais dificuldades enfrentadas no ensino remoto, como a falta de infraestrutura tecnológica adequada, a dificuldade de adaptação dos professores e alunos e a necessidade de repensar as práticas pedagógicas. Além disso, a obra destaca a importância de investimentos em formação docente e em tecnologia educacional para garantir a qualidade do ensino remoto. Conclui-se que as reflexões contidas nesta pesquisa, expõem diferentes aspectos da complexidade do ensino remoto em tempos de pandemia, promovendo considerações acerca da complicada realidade enfrentada tanto por educadores quanto por estudantes sob a mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Referências

SENHORAS, E. M. (org.). Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.

Downloads

Publicado

2025-05-17

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

REVISITANDO A OBRA: “ENSINO REMOTO E A PANDEMIA DE COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 65, p. 152–157, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15447082. Disponível em: https://revistaboletimconjuntura.com.br/revista/article/view/7102. Acesso em: 14 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 577

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)