PERIURBANIZAÇÃO E TRANSPORTE COLETIVO EM SANTARÉM (PA): ESTRUTURAS E ORGANIZAÇÃO NA RODOVIA PA-370 (2016–2025)
DOI:
https://doi.org/10.56238/Palavras-chave:
Circuitos da Economia Urbana, Periurbanização, Transporte UrbanoResumo
Este estudo analisou a dinâmica do transporte coletivo em comunidades periurbanas da cidade de Santarém (PA), buscando identificar os fatores que condicionam sua organização e as implicações dessas dinâmicas para a oferta e continuidade do serviço. Engloba-se nessa análise, as dinâmicas recentes na relação campo-cidade e seus impactos nos circuitos da economia, enfatizados a produção rural e seu escoamento, além da questão da utilização do serviço de transporte, entendido como bem social e aspecto mercadológico. A pesquisa utilizou-se do método teórico-dedutivo e de uma abordagem exploratória e descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto aos meios. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo foram de revisão bibliográfica, bem como estudo de caso com trabalho de campo. Os resultados revelaram uma organização precarizada do sistema de transporte coletivo periurbano, caracterizada por elevada rotatividade entre os agentes operadores, formação de monopólios e disputas por territórios empresariais, ocasionando fragilidades e disputas por território, além de uma falta de regulação estatal, o que impacta na oferta regular e qualificada do serviço de transporte estruturais evidenciam tensões na gestão e na prestação do serviço, refletindo assimetrias na inserção dos operadores nos circuitos da economia.
Referências
AFONSO, H. C. A. H.; SANTOS, M. P. S. “Práticas de gestão em transportes coletivos urbanos por ônibus: caso de empresas no Rio de Janeiro”. Revista Produção e Desenvolvimento, vol. 1, n. 1, 2015.
CARVALHO, C. H. et al. Tarifação e financiamento da operação do transporte público. Brasília: IPEA, 2013.
CARVALHO, C. U. et al. “A incidência das desvantagens de transporte segundo as características socioeconômicas do indivíduo em áreas rurais e periurbanas”. Anais do 34º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Brasília: ANPET, 2020.
CARVALHO, C. U. Transporte e exclusão social: um estudo de caso nas áreas rurais e periurbanas da cidade de Itirapina – SP (Dissertação de Mestrado em Engenharia Urbana). São Carlos: UFSCAR, 2019.
CARVALHO, C. U.; SANCHES, S. P.; CAVALCA, D. L. “Transporte público em áreas rurais: uma análise bibliométrica”. Anais do XXXI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte. Recife: ANPET, 2017.
CASTRO, C. J. N. Transporte Público de Passageiros: uma análise sobre as Territorialidades das empresas de ônibus urbano regulamentadas na Região Metropolitana de Belém (2000-2012) (Dissertação de Mestrado em Geografia). Belém: UFPA, 2015.
CORRÊA, R. L. “Sobre Agentes Sociais, Escala e Produção do espaço”. In: CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. A. B. A Produção do Espaço Urbano: Agentes e Processos, Escalas e Desafios. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
CRUZ, J. A.; CARVALHO, N. A. “Transporte Urbano de Passageiros”. In: VALENTE, A. M. et al. Qualidade e Produtividade nos Transportes. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2015.
FERRAZ, A. C.; TORRES, I. E. Transporte Público Urbano. São Carlos: Rima Editora, 2004.
GOMES, T. V. Santarém: uma articulação possível entre urbanização e natureza (Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Belém: UFPA, 2017.
HENRY, E. “OnibuCad, cadastramento tipológico e dinâmica de escala da viação”. In: BRASILEIRO, A.; HENRY, E. (orgs.). Viação Ilimitada: Ônibus das Cidades Brasileiras. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
OJIMA, R.; HOGAN, D. J. “Crescimento Urbano e Peri-Urbanização: Redistribuição Espacial da População em Novas Fronteiras da Mudança Ambiental”. Anais do IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa. Campinas: ANPPAS, 2008.
OLIVEIRA NETO, T. “Transporte Público em Manaus: Elementos iniciais para um debate contemporâneo”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 11, 2022.
OLIVEIRA NETO, T.; NOGUEIRA, R. J. B. “Análises Geográficas da reorganização do Sistema de Transporte Coletivo Urbano da Cidade de Manaus”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, 2024.
OLIVEIRA, J. G. R. A importância do sistema de transporte coletivo para o desenvolvimento do município de Campo Grande-MS (Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Local). Campo Grande: UCDB, 2003.
REBELLO, Y. A. P. A Implantação de políticas públicas “espaciais” em assentamentos periurbanos: uma análise do processo de constituição do Assentamento Mártires de Abril, Mosqueiro-PA (Dissertação em Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Belém: UFPA, 2017.
REBELLO, Y. A. P. et al. “Políticas de habitação e a urbanização periurbana na Amazônia: o caso do Assentamento Mártires de Abril, Mosqueiro, Belém”. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, vol. 21, n. 1, 2019.
SÁ, M. E. R. et al. “O rural-urbano em Santarém: interfaces e territórios produtivos”. In: CARDOSO, A. C. D. (orgs.). O rural e o urbano na Amazônia: diferentes olhares em perspectivas. Belém: Editora da UFPA, 2006.
SANTOS, A. C. Uso do Território e dinâmicas territoriais na região da rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370): o exemplo da realidade da comunidade Boa Esperança (Tese de Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento). Santarém: UFOPA, 2020.
SANTOS, A. C.; COSTA, I. C. N. P. “Território e povoamento na Amazônia: o caso da comunidade de Boa Esperança, Santarém (PA)”. Amazônia Investiga, vol. 9, 2020.
SANTOS, G. A. N. “O papel do transporte coletivo frente as comunidades quilombolas do município de Santarém - PA”. Anais do I Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas. São Luís: UFMA, 2021.
SANTOS, G. A. N. Entre idas e vindas: dinâmicas do transporte coletivo na área metropolitana de Santarém - PA (Dissertação de Mestrado em Geografia). Manaus: UFAM, 2022.
SANTOS, G. A. N. Territorialidade empresarial do transporte coletivo: as configurações e dissidências da empresa Perpétuo Socorro Santarém (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia). Belém: IFPA, 2024.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora Hucitec, 2004.
SANTOS, M. O espaço cidadão. São Paulo: Editora da USP, 2020.
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da Economia Urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Editora da USP, 2004.
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2 ed. São Paulo: Editora da USP, 2008.
SENNA, L. A. S. Economia e Planejamento dos Transportes. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014.
TRINDADE JR., S. C. “Pensando a modernização do território e a urbanização difusa na Amazônia”. Mercator, vol. 14, 2015.
TRINDADE, G. O. A cidade & a soja: impactos da produção e da circulação de grãos nos circuitos da economia urbana de Santarém-Pará (Dissertação de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento). Belém: UFPA, 2015.
VALE, A. R. Expansão urbana e plurifuncionalidade no espaço periurbano do município de Araraquara (SP) (Tese de Doutorado em Geografia). Presidente Prudente: UNESP, 2005.
VALENTE, A. M. et al. Gerenciamento de Transporte e Frotas. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2016.
VASCONCELLOS, E. A. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: reflexões e propostas. São Paulo: Editora Annablume, 2000.
VASCONCELLOS, E. A. Transporte Urbano: Espaço e Equidade. São Paulo: Editora Annablume, 2001.
VIEL, E. U. et al. “Qualidade da Água do Aquífero Alter do Chão: comunidade Jacamim, zona rural do Oeste do Pará, Amazônia, Brasil”. Revista Internacional de Gestão Científica e Turismo, vol. 10, n. 1, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.